Prezados leitores,
Enquanto nos Estados Unidos o furacão
KATRINA desnudar para o mundo as desigualdades socioeconômicas daquele país,
no Brasil só precisamos examinar uns poucos dados já estampados em todos os
jornais para identificarmos nossa iniqüidade que potencializa o furacão
ignorância. Vejamos. Oitavo país em desigualdade social, concentrando cerca de
46,9% da renda nacional nas mãos de cerca de 10% da população, segundo dados
de 2003 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) o Brasil
que discursa sobre alta qualidade da educação, educação continuada e outras
coisas mais, investe apenas US$832.00 por aluno/ano. Estudantes brasileiros
continuam com fraco desempenho em leitura e matemática. A Finlândia aplica
cerca de US$4,706.00 por aluno/ano e ocupa primeiro lugar no exame PISA. O que
faz a diferença?
Não é novidade a informação de que os
estudantes brasileiros precisam melhorar o desempenho, que mais verba é
necessária para ser aplicada no setor educação e, ainda, que é necessário
desconcentrar a renda nacional. A dificuldade é transformar estes dados, estas
informações em conhecimento e ações concretas capazes de operacionalizar os
discursos e intenções políticas, expressos inclusive na legislação educacional
brasileira e na Constituição Federal/1988, que garante educação como direito
de todos, preparação para a cidadania e para o trabalho. Que trabalho é
possível na sociedade pós-moderna se a leitura e a matemática básica não são
do domínio do cidadão? O que falta para um mutirão em prol da educação de
qualidade inclusiva para todos? Exclamará a grande maioria dos intelectuais:
"tudo isto já sabemos, até os meios de comunicação de massa já discutem estas
questões, nada é novidade. Conhecemos algumas respostas que podem dar certo"
Mas, continuamos questionando: o que fazemos na prática cotidiana com essas
respostas que podem dar certo? Qual ou quais ações e intervenções
implementamos? Não somos impotentes e devemos agir além de discutir e
polemizar. O conjunto de dados, as teorias sobre educação, sobre aprendizagem,
a gestão da aprendizagem e tudo mais que já sabemos pode ser colocado a
serviço de uma real educação de qualidade inclusiva para todos. Se todos
juntos formos mais humanos, poderemos compartilhar. com toda a população de
brasileira independente de idade, etnia, condição financeira, religiosa ou
sexual, nosso poder que advém de todo o conhecimento construído ao longo dos
anos e das experiências vividas.
A pluralidade de variáveis que envolvem o
processo educacional e a sua qualidade vem sendo pesquisada e discutida por
vários autores de várias nacionalidades ao longo do tempo. Já dominamos um
grande cabedal de conhecimento importante, precisamos dominar sua execução
prática. A teoria e a prática aliadas à vontade política do fazer acontecer
e às condições básicas poderão permitir que possamos, finalmente, afirmar
que toda a educação brasileira em todos os seus níveis é de qualidade
compatível com o século XXI em pelo menos 3 aspectos: o humano, o científico e
o tecnológica. Enquanto isto não acontece, sonhamos com um Brasil que, em
cada um dos seus municípios, todos saibam pelo menos ler, escrever, contar,
comunicar, interagir com o meio ambiente e aceitar as diversidades étnicas,
culturais, de condição sexual e tantas outras que compõem a humanidade.
Este número apresenta seis artigos,
nacionais e internacionais, que discutem os meandros da educação,
pressupostos, teorias, elementos relacionais, gerenciais, liderança, gênero,
competências dos administradores de hospitais, alegrias e tristezas do
sistema de melhoramento da educação em geral. Enquanto este melhoramento não
chega, resta-nos sonhar e trabalhar cada vez mais na direção deste sonho.
Contamos com você, educador, por opção e profissão, com você, leitor, cidadão
que deseja um mundo melhor: mais justo socialmente, equânime e inclusivo e
cuja distribuição de renda permita a moradia decente, a saúde, o alimento para
o corpo, a construção coletiva do conhecimento em prol da humanidade, a
socialização e o constante aprimoramento de todos os aspectos da vida no
planeta.
É por tudo isto, é por você e para você
leitor que nossa equipe busca incansavelmente o melhor desempenho
possível. Boa leitura.