Relacionamos
o apoio da família com o desempenho do estudante e com sua origem
social, mas devemos antes de tudo perguntar que escola é essa que ainda
golpeia e exclui tantos estudantes? Que Projeto Pedagógico é esse que,
embora escrito, é pouco usado para nortear atividades interessantes e
inovadoras? Que clima organizacional está presente nas escolas
brasileiras? O que o FUNDEF trouxe para a aprendizagem dos alunos e da
sociedade?
Essas
indagações são analisadas nos 09 artigos apresentados nesta
edição.Eles abordam temas relacionados com a possível melhoria do
cenário educacional de nossas escolas.
O
primeiro artigo, Uma teoria sobre a prática e a prática da teoria, é
uma chamada para educação como processo social, ação intencional e
orientada pela reflexão – pela teoria. O segundo artigo, O projeto
político pedagógico na gestão descentralizada, analisa a experiência
de 03 municípios no estado do Rio Grande do Norte, relaciona o Projeto
Pedagógico à condições favoráveis e à ações democráticas na
escola.
No
artigo Psicopedagogia: uma ciência em expansão, a autora discute o
fracasso escolar e as inovações e contribuições da psicopedagogia
para o entendimento do processo ensino – aprendizagem.Enquanto o
artigo A trajetória de um político dedicado à educação: Sátiro de
Oliveira Dias tem cunho histórico. Ele tráz a lição de um político
dedicado à causa da educação e poderá servir de exemplo. Já
Linguagem e aprendizagem: co-produção de sentido para um sujeito
acadêmico e gestor da educação visita a multiplicidade de trabalhos
produzidos por diferentes autores e educadores, afirmando que o
significado é um fenômeno da fala.
Os
demais artigos fazem uma incursão sobre gestão educacional, gestão
escolar e FUNDEF. Todos eles têm em comum o elemento de participação
de representantes das comunidades escolar e local no processo de
democratização, melhoria da educação e conseqüente desenvolvimento
da cidadania.