Editorial GA v4 n2 2001

 

Editorial
Katia Siqueira de Freitas
Editor GA
 


A educação que se planeja hoje está respaldada no desenvolvimento da cidadania e da consciência coletivamente voltada para o bem do ser humano e de sua convivência pacífica e amorosa com a natureza e com o outro. Portanto, discutimos novos paradigmas, novos currículos, novas posturas dos gestores e demais profissionais da educação.

Relacionamos o apoio da família com o desempenho do estudante e com sua origem social, mas devemos antes de tudo perguntar que escola é essa que ainda golpeia e exclui tantos estudantes? Que Projeto Pedagógico é esse que, embora escrito, é pouco usado para nortear atividades interessantes e inovadoras? Que clima organizacional está presente nas escolas brasileiras? O que o FUNDEF trouxe para a aprendizagem dos alunos e da sociedade?

Essas indagações são analisadas nos 09 artigos apresentados nesta edição.Eles abordam temas relacionados com a possível melhoria do cenário educacional de nossas escolas.

O primeiro artigo, Uma teoria sobre a prática e a prática da teoria, é uma chamada para educação como processo social, ação intencional e orientada pela reflexão – pela teoria. O segundo artigo, O projeto político pedagógico na gestão descentralizada, analisa a experiência de 03 municípios no estado do Rio Grande do Norte, relaciona o Projeto Pedagógico à condições favoráveis e à ações democráticas na escola.

No artigo Psicopedagogia: uma ciência em expansão, a autora discute o fracasso escolar e as inovações e contribuições da psicopedagogia para o entendimento do processo ensino – aprendizagem.Enquanto o artigo A trajetória de um político dedicado à educação: Sátiro de Oliveira Dias tem cunho histórico. Ele tráz a lição de um político dedicado à causa da educação e poderá servir de exemplo. Já Linguagem e aprendizagem: co-produção de sentido para um sujeito acadêmico e gestor da educação visita a multiplicidade de trabalhos produzidos por diferentes autores e educadores, afirmando que o significado é um fenômeno da fala.

Os demais artigos fazem uma incursão sobre gestão educacional, gestão escolar e FUNDEF. Todos eles têm em comum o elemento de participação de representantes das comunidades escolar e local no processo de democratização, melhoria da educação e conseqüente desenvolvimento da cidadania.

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