Estamos
encerrando mais um ano de Gestão em Ação. Completamos dois anos de aprendizagem
com publicações desse tipo. A principal virtude de todo o percurso tem
sido a aprendizagem continuada. Aprendemos todos: os que enviam seus artigos,
os que avaliam, os que editam, os que revisam. De amadores iniciantes,
passamos a conviver com as regras e normas desse mundo fantástico da publicação.
A nossa aprendizagem tem-nos permitido ajudar a outros grupos de pesquisa
que iniciam com seu trabalho divulgação.
Nesse
percurso, ouvimos cada vez mais atentamente a bibliotecária, Sônia Chagas
Vieira da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Dentre
outras coisas, ela cuida da normalização; avisa que as regras da ABNT
mudaram desde agosto/2000.
Aprendemos
a buscar e a receber artigos variados. Aprendemos a trocar e valorizar
ainda mais o trabalho de todos os colegas. Descobrimos a importância de
enviar a revista para nossos colegas de outras instituições.
Sofremos
várias dores: a de descobrir enganos óbvios e a dor das perdas. Após
considerarmos que está tudo pronto, perder tudo no computador sem identificar
como a perda aconteceu! Como? Pois é.... Isso aconteceu com esse número.
Mas, refazendo-nos do terrível desastre que nos levou a mais horas de
trabalho, finalmente aqui estamos presenteando nossos leitores com
quatro textos.
O
primeiro texto vem de Portugal. É de Manoel Alves Rodrigues, Professor
da Carreira de ensino Superior Politécnico em Coimbra. O artigo discute
Modelo pedagógico integrador, aplicado no contexto da formação de
educadores de saúde, em situação de prática simulada. A prática
simulada é uma situação muito usada tanto em educação quanto na
saúde, em administração de empresas e da educação, em economia e em
outros campos do saber.
O
texto seguinte é de três autoras de Fortaleza. São elas: Raimunda
Hermelinda Maia Macena, Enfermeira, especialista em Educação em Saúde
Pública, Bolsista da Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa e
mestranda em Educação em Saúde na Universidade de Fortaleza, Maria
Ester Weyne Chedzoy, Doutora em Educação em Ciências, Coordenadora do
Curso de Mestrado em Educação em Saúde da Universidade de Fortaleza,
e Vera Lígia Montenegro de Albuquerque, Doutora em Educação,
Professora do Curso de Mestrado em Educação em Saúde e coordenadora
do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade
de Fortaleza. Essas três autoras indagam: discutir sexualidade com
adolescentes é promover saúde?
O
terceiro texto, escrito por Doralice Marques de Araújo Cerqueira,
mestranda pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia,
é intitulado "Revendo a questão democratização da gestão
escolar: política, lei e ação". Esses assuntos, já bastante
discutidos na literatura, precisam ser constantemente reforçados pela
importância que encerram na condução dos caminhos da educação
brasileira por gestores e educadores de escolas e do sistema público de
ensino.
O
último texto relata uma experiência do Programa Gestão Participativa
com uma escola pública e é escrito por Avelar Luiz Bastos Mutim,
Professor licenciado em Ciências Agrárias, Mestre e Doutor em
Educação. Colaborador do Programa Gestão Participativa/PGP desde
1995, Zózina Maria Rocha de Almeida, Bióloga, especialista em Biologia
Marinha e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia e por
Dora Leal Rosa, Doutora em Educação, Professora da Faculdade de
Educação da Universidade Federal da Bahia. Esse Programa tem ajudado
escolas públicas re-construir seu projeto pedagógico e traçar metas
exeqüíveis.
Todos
os temas são de interesse de gestores e educadores que precisam estar
atualizados com as questões que afligem a juventude e a sociedade em
geral. Sendo esse o último número do ano 2000, aproveitando a
oportunidade para desejar a toda a humanidade paz, amor, saúde e
educação de qualidade para todos durante toda a vida. Aprender é
viver, reviver e reencontrar novos e mais preciosos amigos amantes da
renovação do conhecimento. Aprender é criar o futuro, fazendo-o
presente.
Agradeço
a todos os que sempre estiveram conosco, nos ajudaram a renovar, reviver
e projetar futuros caminhos no presente.
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