Editorial GA v3 n2 2000

 

Editorial
Katia Siqueira de Freitas
Editor GA
 

Estamos encerrando mais um ano de Gestão em Ação. Completamos dois anos de aprendizagem com publicações desse tipo. A principal virtude de todo o percurso tem sido a aprendizagem continuada. Aprendemos todos: os que enviam seus artigos, os que avaliam, os que editam, os que revisam. De amadores iniciantes, passamos a conviver com as regras e normas desse mundo fantástico da publicação. A nossa aprendizagem tem-nos permitido ajudar a outros grupos de pesquisa que iniciam com seu trabalho divulgação.

Nesse percurso, ouvimos cada vez mais atentamente a bibliotecária, Sônia Chagas Vieira da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Dentre outras coisas, ela cuida da normalização; avisa que as regras da ABNT mudaram desde agosto/2000.

Aprendemos a buscar e a receber artigos variados. Aprendemos a trocar e valorizar ainda mais o trabalho de todos os colegas. Descobrimos a importância de enviar a revista para nossos colegas de outras instituições.

Sofremos várias dores: a de descobrir enganos óbvios e a dor das perdas. Após considerarmos que está tudo pronto, perder tudo no computador sem identificar como a perda aconteceu! Como? Pois é.... Isso aconteceu com esse número. Mas, refazendo-nos do terrível desastre que nos levou a mais horas de trabalho, finalmente aqui estamos presenteando nossos leitores com quatro textos.

O primeiro texto vem de Portugal. É de Manoel Alves Rodrigues, Professor da Carreira de ensino Superior Politécnico em Coimbra. O artigo discute Modelo pedagógico integrador, aplicado no contexto da formação de educadores de saúde, em situação de prática simulada. A prática simulada é uma situação muito usada tanto em educação quanto na saúde, em administração de empresas e da educação, em economia e em outros campos do saber.

O texto seguinte é de três autoras de Fortaleza. São elas: Raimunda Hermelinda Maia Macena, Enfermeira, especialista em Educação em Saúde Pública, Bolsista da Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa e mestranda em Educação em Saúde na Universidade de Fortaleza, Maria Ester Weyne Chedzoy, Doutora em Educação em Ciências, Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação em Saúde da Universidade de Fortaleza, e Vera Lígia Montenegro de Albuquerque, Doutora em Educação, Professora do Curso de Mestrado em Educação em Saúde e coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza. Essas três autoras indagam: discutir sexualidade com adolescentes é promover saúde?

O terceiro texto, escrito por Doralice Marques de Araújo Cerqueira, mestranda pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, é intitulado "Revendo a questão democratização da gestão escolar: política, lei e ação". Esses assuntos, já bastante discutidos na literatura, precisam ser constantemente reforçados pela importância que encerram na condução dos caminhos da educação brasileira por gestores e educadores de escolas e do sistema público de ensino.

O último texto relata uma experiência do Programa Gestão Participativa com uma escola pública e é escrito por Avelar Luiz Bastos Mutim, Professor licenciado em Ciências Agrárias, Mestre e Doutor em Educação. Colaborador do Programa Gestão Participativa/PGP desde 1995, Zózina Maria Rocha de Almeida, Bióloga, especialista em Biologia Marinha e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia e por Dora Leal Rosa, Doutora em Educação, Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Esse Programa tem ajudado escolas públicas re-construir seu projeto pedagógico e traçar metas exeqüíveis.

Todos os temas são de interesse de gestores e educadores que precisam estar atualizados com as questões que afligem a juventude e a sociedade em geral. Sendo esse o último número do ano 2000, aproveitando a oportunidade para desejar a toda a humanidade paz, amor, saúde e educação de qualidade para todos durante toda a vida. Aprender é viver, reviver e reencontrar novos e mais preciosos amigos amantes da renovação do conhecimento. Aprender é criar o futuro, fazendo-o presente.

Agradeço a todos os que sempre estiveram conosco, nos ajudaram a renovar, reviver e projetar futuros caminhos no presente.

........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........
........